quinta-feira, 12 de julho de 2012

ÉTICA?!??! - PARTE I

Existem várias definições para o conceito Ética, uma forma fácil de se constatar isso é consultando diferentes dicionários da língua portuguesa, ou se perguntarmos, a um cientista político e logo em seguida a um religioso, assim por diante. Para muitos a situação se complica ainda mais quando se pergunta o que é a Moral e sua diferença em relação à Ética. Se fossemos simplificar poderíamos dizer que a Ética é um estudo, um estudo do agir humano, talvez melhor, da conduta humana, um bem pensar sobre o que é o bem e o correto. Um bem pensar do reto agir. Por vários fatores a Ética se diferencia da Moral, por exemplo, primeiro pelo fato de que a Ética é um princípio, ou seja, ela está por trás da Moral, como um pano de fundo, segundo pelo fato de que a Ética dificilmente mudará, até mesmo pelo fato dela ser princípio, terceiro diferencial é que ela vem pela reflexão do indivíduo para o próprio indivíduo e de forma bem mais abrangente que a Moral, que por sua vez é imposta pelo social, ou seja, de fora do indivíduo para dentro, se assim podemos dizer, depois que a Ética se entende como universal, tanto que está envolve a moral, que por sua vez advém de uma cultura, e, ou, uma determinada época. Vários pontos podem ser enumerados e muitos não foram esclarecidos aqui, pois este é um tema que carece de um estudo cuidadoso e que seria muita pretensão e ingenuidade de minha parte em tão poucas palavras esgotá-lo. A intenção aqui é apenas dar uma noção breve sobre o que pode ser a Ética, para então partirmos para um assunto do qual tenho uma forte convicção de todos nós seres humanos compreendemos muito bem a intensidade e definição: a Vida e o Outro.
Ainda que não tivéssemos aquilo que chamamos de razão, se tratando da vida, teríamos o que chamamos de instinto, que tende na maioria das vezes para sobrevivência. Mas se tratando de que temos a capacidade de raciocinar e pela possibilidade de se fazer ilações nos é possível falar de Ética, que a façamos então.
Uma das condições necessárias para se falar de Ética e aceitarmos a Vida, obrigatoriamente, como um dos valores universais e uma segunda condição é a existência do Outro. Esses dois pontos são condições primordiais para a Ética. Dados esses dois pontos é possível refletirmos a cerca do que é o bem, a felicidade, a justiça, a liberdade, etc.
Pretendo continuar esse breve dialogo sobre o que é a Ética, mas antes gostaria que compartilhar este vídeo sobre a Ética e a sociedade atual. Assim continuaremos na segunda parte esse breve esclarecimento sobre a Ética.



Continua...

3 comentários:

  1. Ótimo texto, Marcelo. Sugiro o importante exercício de retorno aos gregos para pensar a ética e, até, seu deslocamento da moral. Ah, postei um texto no blogue que tem a ver com o Kant e a maioridade, acho que você vai gostar. Depois de uma conferida. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...! Vou lá dar uma conferida pra já!
      Como o vídeo nos mostra, Munhoz, um bem pensar sobre a Ética carece de urgência, para finalmente atingirmos a maior idade da razão. Abraço!

      Excluir
  2. Quando você incita o ponto de universalidade do conceito, podemos trazer para a discussão aquilo debatido no fatídico episódio da " cosmoética"?

    ResponderExcluir