segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SINCERIDADE X RISO


É curioso ver as variadas reações das pessoas diante de um mesmo fato. As vezes contamos uma piada sobre o português “X” de uma padaria qualquer e todos na roda que a ouvem caem na gargalhada, mas de repente a mesma piada não soa tão engraçada para um português ou até mesmo um padeiro. Qual será o problema? Por que muitas vezes as coisas perdem a graça quando diz respeito a nós?
No filme O Nome da Rosa (Le Nom de La Rose), produzido em 1986 pelo diretor Jean-Jacques Annaud, nos é mostrado o esforço incessante por parte dos monges de um mosteiro da Idade Média para suprir o riso, o que eles acreditavam ser pernicioso à alma humana. Toda a trama tem como base a obra “Risona”, criada de forma fictícia e atribuída também de forma fantasiosa ao filósofo Aristóteles; obra herege que poderia incitar o riso. Neste contexto um monge franciscano e um noviço são incumbidos de desvendar uma série de misteriosos assassinatos que tem acontecido no neste mosteiro italiano.
O filme é uma produção cinematográfica do livro O Nome da Rosa do italiano Umberto Eco, mas o curioso e o que nos interessa neste momento, é que o escritor retrata em sua obra o quão antigo é o fato de o riso incomodar algumas pessoas. As grandes comédias, já na antiguidade, ridicularizavam as posturas tidas como desaprovadas por uma determinada população[1].
As crianças parecem perceber bem o poder que o riso diante do cômico tem de afetar o próximo e constantemente estão exercendo esta prática. Na sociedade contemporânea estas provocações tem tido cada vez mais espaço nas escolas, redes sociais, entre outros; as discussões sobre o que é o bullying, que é o entendimento de que o cômico ultrapassa tal esfera e adentra o campo da violência física ou psicológica


.[2]

Porém o fator cômico tem sido mais uma arma de conscientização da população e inibição das práticas de corrupção na política brasileira, mas além do fator cômico, existem outras ferramentas, tais como a sinceridade, que as vezes provocam transtornos em quem ouve, assim como em quem se vê obrigado a dizê-la, porém fala por muitos que preferem se calar.
Para demonstrar os efeitos de ambos posto estes dois vídeos:

1º... PARTIDO DA SINCERIDADE:


            2º... CIDINHA CAMPOS


LINKS:








1  Para maiores esclarecimentos sobre o que é comédia acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9dia
[2] Para maiores explicações sobre o Bullying acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Um comentário:

  1. Tempos modernos (?!) Ficamos bastante a vontade em meio às camadas do cinismo, da ironia, da sinceridade disfarçada de piada. E a irrupção da "verdade" - assim tão crua, cheia de arestas e mãos trêmulas - nos deixam desconcertados. Falar a verdade não é de bom tom, mas com o verniz da ironia - que espírito!!

    ResponderExcluir