quarta-feira, 20 de março de 2013

PAIDÉIA


“Paideia (FO 1943: Paidéia), segundo Werner Jaeger, era o "processo de educação em sua forma verdadeira, a forma natural e genuinamente humana" na Grécia antiga.
HISTÓRIA
Inicialmente, a palavra paideia (de paidos - criança) significava simplesmente "criação de meninos". Mas, como veremos, este significado inicial da palavra está muito longe do elevado sentido que mais tarde adquiriu.
O termo também significa a própria cultura construída a partir da educação. Era o ideal que os gregos cultivavam do mundo, para si e para sua juventude. Uma vez que o governo próprio era muito valorizado pelos gregos, a Paideia combinava ethos (hábitos) que o fizessem ser digno e bom tanto como governado quanto como governante. O objetivo não era ensinar ofícios, mas sim treinar a liberdade e nobreza. Paideia também pode ser encarada como o legado deixado de uma geração para outra na sociedade.
Um pedagogo - um escravo, na época - conduzia o jovem, com sua lanterna ilumina(dor(a)), até aos centros ou assembleias, onde ocorriam as discussões que envolviam pensamentos críticos, criativos, resgates de cultura, valorização da experiência dos anciãos etc.
Supõe-se que, no processo sócio-histórico, esse mesmo pedagogo libertou-se, talvez de tanto dialogar nos acompanhamentos do jovem até as assembleias, tornando-se um personagem da paideia, e seu consuma(dor).
Mas, se até então o objectivo fundamental da educação era a formação aristocrática do homem individual como Kalos agathos ("Belo e Bom"), a partir do século V a.C., exige-se algo mais da educação. Para além de formar o homem, a educação deve ainda formar o cidadão. A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.
É então que o ideal educativo grego aparece como paideia, formação geral que tem por tarefa construir o homem como homem e como cidadão. Platão define paideia da seguinte forma "(...) a essência de toda a verdadeira educação ou paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento" (cit. in Jaeger, 1995: 147)
Do significado original da palavra paideia como criação de meninos, o conceito alarga-se para, no século IV a.C., adquirir a forma cristalizada e definitiva com que foi consagrado como ideal educativo da Grécia clássica.
Como diz Jaeger (1995), os gregos deram o nome de paideia a "todas as formas e criações espirituais e ao tesouro completo da sua tradição, tal como nós o designamos por Bildung ou pela palavra latina, cultura." Daí que, para traduzir o termo paideia "não se possa evitar o emprego de expressões modernas como civilização, tradição, literatura, ou educação; nenhuma delas coincidindo, porém, com o que os gregos entendiam por paideia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global. Para abranger o campo total do conceito grego, teríamos de empregá-los todos de uma só vez." (Jaeger, 1995: 1).
Na sua abrangência, o conceito de paideia não designa unicamente a técnica própria para, desde cedo, preparar a criança para a vida adulta. A ampliação do conceito fez com que ele passasse também a designar o resultado do processo educativo que se prolonga por toda vida, muito para além dos anos escolares.
A paideia, vem por isso a significar "cultura entendida no sentido perfectivo que a palavra tem hoje entre nós: o estado de um espírito plenamente desenvolvido, tendo desabrochado todas as suas virtualidades, o do homem tornado verdadeiramente homem" (Marrou, 1966: 158).
Paideia na atualidade
Mortimer Adler - um filósofo norte-americano - tenta, com sua produção científica, resgatar a paideia hoje, na nossa contemporaneidade. Ele destaca a importância de ler, estudar e apreender as ideias dos grandes pensadores, e a vida toda, lutou por isso.” (Matéria retirada do site Wikipédia).

GRUPO DE TEATRO PAIDÉIA:

  

Um pouco sobre Paidéia na Filosofia:

Faça uma reflexão sobre o conceito de Paidéia e contraponha ao modelo de educação vigente na sociedade que você faz parte. Faça-se a seguinte pergunta: A vida possibilita a educação ou a educação possibilita a vida? Apenas é possível conhecer quando se tem alguém que ensina? Deixamos de aprender quando esse alguém está ausente? Como aprendemos a andar? A falar? O conhecimento pode ser encontrado apenas entre as paredes da Escola? Não entenda este questionamentos como uma afirmação de que a escola é desnecessária, mas sim como uma afirmação de que a escola é apenas uma parte do processo educacional de cada um de nós. Estamos aprendendo a todo instante, seja coisas boas ou coisas ruins. Muitas vezes aprendemos perfeitamente como se deu a transição do Renascentismo para o Iluminismo histórica, filosófica, sociológica, ou artisticamente, mas não consigo analisar o reflexo de uma arte burguesa em minha vida. Qual o significado dos dizeres Igualdade, Liberdade e Fraternidade, na Constituição brasileira. Porque a sociedade afirma que todos são iguais (isonomia), porém o mercado de trabalho exige de você algo mais, algo que o seu "concorrente" não tem. Direitos iguais, porém a desigualdade social é latente. Os mesmos direitos e deveres são assegurados a todos os cidadãos das diferentes classes sociais, porém as necessidades e singularidades referentes a cada indivíduo são diferentes. O Estado (fraterno) quer entender o povo (filho) como uma só massa, livre e igual, cegando para a enorme diferença econômica e cultural que há entre cada membro dessa sociedade. A problemática é: recebermos uma educação para ler o mundo (a vida), ou para servir a uma particularidade? (mercado de trabalho). A vida se resume a isso? Só é considerado trabalho a atividade assalariada? É preciso perceber o mundo através de outras perspectivas. Um saber autônomo é fundamental para tal exercício. Reflita novamente sobre o conceito de Paidéia, pesquise mais a fundo e se você achar que tal conceito é positivo adote esta prática (teoria+prática) para sua vida.

REFERÊNCIAS:                                                                                                                         PAIDEIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Paideia&oldid=34435508>. Acesso em: 16 mar. 2013.

Um comentário:

  1. “Os dois maiores livros que mais crescem em todo o mundo”
    O MANUAL DA VIDA! Conquistando o sucesso sempre!
    VOCÊ NÃO PODE VIVER A VIDA SEM CONHECIMENTO.
    Quando você aprender a determinar, as coisas que hoje lhes são difíceis lhes serão possíveis!
    LEIA ESTE LIVRO.

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/

    Quando você desejar mesmo viver um amor de verdade, o poder da atração lhe entregará em sua vida sua grande paixão. LEIA ESTE LIVRO.


    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7003798/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande/

    ResponderExcluir