sábado, 18 de março de 2017

O que é RPG?

Vamos ao vídeo primeiramente:




Índice:

1º O que é o R.P.G.? (00:56)

2º Como Funciona? (06:50)

3º Faixa etária / Recomendo ou não? (26:10)


Vídeo criado com intuito de esclarecer dúvidas de amigos e amigas que tem filhos pré-adolescentes e tem me perguntando o que é o R.P.G., como funciona e se eu recomendo, já que seus filhos são pré-adolescentes e o que eu digo sobre faixa etária. Espero ter ajudado no entendimento desses pais e espero a compreensão das pessoas adeptas ao role-playing game de mesa, pois é um vídeo para pessoas leigas. Em outras ocasiões pretendo desenvolver novos vídeos com temas mais específicos sobre o assunto de modo que contemple propriamente o público veterano.

O R.P.G. é um jogo diferenciado por desenvolver várias competências em seus praticantes, algumas dessas são descritas no vídeo na parte final, mas eu as elencarei aqui, porém sem as devidas explicações. Acima de tudo, o R.P.G. se torna diferente de boa partes dos jogos de tabuleiros pelo fato de ser um jogo colaborativo, não trabalha com a lógica onde um ganha e o outro perde, mas se sustenta no cooperatividade e em decisões coletivas, já que boa parte dos R.P.G.'s são jogados em grupo e normalmente os personagens dos membros desse grupo convivem dentro do jogo.

1. Ajuda a lidar com a timidez.

2. Oferece oportunidade para a socialização e a colaboração / cooperação.

3. Trabalha a encenação e dicção / oratória.

4. Exige o estudo de variadas culturas.

5. Naturalmente conduz os jogadores ao contato com diferentes literaturas.

6. Como é um jogo com muitas regras exige dos jogadores capacidades hermenêuticas para se interpretar regras e situações.

7. Desperta a sensibilidade estética dos jogadores devido a proximidade a filmes, músicas, games eletrônicos, pinturas, etc. desenvolvendo assim a noção de arte dos participantes.

8. Como utiliza dados de variadas faces (d4, d6, d8, d10, d12, d20, etc.), cálculos, probabilidades e possibilidades, acaba possibilitando constantemente o raciocínio lógico e matemático e cada integrante. 

9. Como é um jogo de narrativa e contação de histórias onde cada elemento narrado é parte de um quebra-cabeça que desvenda algum enígma, o R.P.G. exige de seus jogadores atenção e concentração, portanto ajuda no desenvolvimento das mesmas.

10. Como é jogado em grupo e precisa-se desvendar enigmas e superar dificuldades, exercita-se a colaboração e a interação coletiva. 

Esses são alguns elementos que o R.P.G. ajuda a desenvolver, além de várias outras capacidades como imaginação, escrita, senso investigativo, etc. são muitas habilidades. Ressalto que existem variados tipos de R.P.G.'s, ainda que eu tenha utilizado o Dungeons & Dragons como exemplificação. Cada sistema de R.P.G. cada estilo abrirá um universo de conhecimento e diversão diante dos seus olhos. Acima de tudo R.P.G. é diversão. Regra nenhuma está acima da diversão e do lazer em termos de R.P.G., ou seja, não é necessário conhecer todas as regras, ou ser um veterano para jogar e se divertir. Basta reunir um grupo de amigos e garantir a diversão sempre com responsabilidade, ou seja, sem excessos.

Um forte abraço e até a próxima!!!   

REFERÊNCIAS:

ACHILLI, Justin; Boulle, Philippe. Vampiro: o réquiem. 2ª edição. São Paulo: Devir, 2011.

COOK, Monte; TWEET, Jonathan; WILLIAMS, Skip. Dungeons & Dragons–Livro do Jogador. São Paulo: Devir, 
2001.

COOK, Monte; TWEET, Jonathan; WILLIAMS, Skip. Dungeons & Dragons–Livro do mestre. São Paulo: Devir, 
2001.

COOK, Monte. Dungeons & Dragons: livro dos monstros. 2001.

FIRST QUEST: uma introdução aos jogos de RPG / Advanced Dungeons & Dragons 2nd edition-Livro de Regras. São Paulo: Abril Jovem, 1995. (TSR, Inc.).

FIRST QUEST: uma introdução aos jogos de RPG / Advanced Dungeons & Dragons 2nd edition-Livro de Monstros e Tesouros. São Paulo: Abril Jovem, 1995. (TSR, Inc.).

JACKSON, S. (1994). GURPS: generic universal role-playing system: módulo básico. São Paulo: Devir.

ROLE-PLAYING GAME. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Role-playing_game&oldid=47912122>. Acesso em: 3 fev. 2017.

SILVA, M. A. Comunidade dos Pensadores Livres. Disponível em:<http://ospensadoreslivres.blogspot.com.br/>. Acesso em: 06 mar 2017.

Um comentário:

  1. Olá moço.. eu assisti o vídeo antes então postei lá mais repito aqui,ensinar o processo de criar uma ficha e aproveitar alguma comunidade virtual, sugiro a mRPG ou a Avalon-RPG,eu não sugiro a famosa Amino pois você dispersa lá dentro kkkk é muita distração MAS você que sabe e não sei se pode mas vou mandar um link da🛡️ minha campanha no mRPG https://enrt.eu/mRPG entrem lá pfv estou recrutando jogadores ou criem a de vocês até hoje só existe duas campnhas Brs na comunidade.. é isso.

    ResponderExcluir