Você já ouviu falar de R.P.G. de mesa? Conhece mas nunca jogou efetivamente? Tem vontade de conhecer, mas não sabe por onde começar?
Pensando em perguntas desse gênero e com a finalidade de registrar áudio-visualmente a famosa edição 3.0 de Dungeons & Dragons eu decidi criar a série Desbravando as Masmorras; que nada mais é que vídeos tutoriais que possam auxiliar jogadores iniciantes a adentrar esse universo fantástico do R.P.G.
Como você pode ver nos vídeos, o R.P.G. é uma espécie de jogo de tabuleiro, mas que ultrapassa a esfera dos board games convencionais, pois como seu próprio nome diz, Role-playing game (jogo de interpretação de papéis/personagem) você pode interpretar inúmeros personagens em situações de grandes desafios imaginativos. A série Desbravando as Masmorras também pode servir de auxílio para jogadores intermediários e veteranos, uma vez que as regras existentes no livro são muitas e revê-las aqui é uma forma de relembrá-las.
É importante dizer que não pretendo substituir o uso dos livros básicos (Livro do Jogador; Livro do Mestre; e Livro dos Monstros), pelo contrário, desejo que os vídeos se tornem suporte para a utilização dos mesmos, pois uma das coisas que faz o D&D ser tão gostoso de jogar é exatamente manusear os livros, seja para construção do personagem ou para tirar alguma dúvida de regra, desde que isso não quebre a fluidez da partida.
Se você ainda não tinha ouvido falar sobre Role-playing game (R.P.G.) eu sugiro que assista ao vídeo "O que é RPG?", também disponível aqui no blog Comunidade Dos Pensadores Livres em postagens anteriores, pois ali tem uma visão panorâmica sobre o que é esse jogo mundialmente conhecido. Se você já conhecia ou é adepto desse lazer, ajude na divulgar, principalmente para ajudar as pessoas que estão começando. Se você já é veterano, deixe as suas sugestões para auxiliar nos vídeos futuros e para troca de informações.
Pretendo listar os cinco primeiro vídeos da série aqui e os demais em postagens futuras. Espero que os vídeos possam te ajudar e serem trazer novos praticantes para esse saudável passatempo.
Vamos aos vídeos!
1. Desbravando as Masmorras: rolando os pontos de habilidades e outras dicas. - 1º Nível.
Se você já assistiu o vídeo e quer ir direto ao ponto, basta seguir as orientações abaixo: 1. Se você já quer ir direto pra rolagem de dados clique em 3:00 2. Se você já quer ir direto pra distribuição de habilidades na ficha de personagem clique em 7:05 3. Para assistir às duas dicas finais clique em 17:15
Esse é o segundo vídeo da série e o assunto da vez são as raças e classes disponíveis no Livro do Jogador (D&D 3.0) e como a escolha de ambas interferem na criação do personagem. Como exemplo, menciono alguns aspectos sobre cada raça do livro e um breve resumo sobre o perfil das classes de personagens. Nos minutos finais eu deixo algumas dicas para iniciantes.
2. Desbravando as Masmorras: raças, classes e outras dicas. - Nível 2
Vá direto ao ponto: Raças - 1:45 Raças na ficha de personagem - 10:35 Classes - 18:40 Bárbaro - 20:45 Bardo - 22:27 Clérigo - 23:36 Druida - 25:53 Guerreiro - 27:25 Monge - 28:49 Paladino - 29:32 Ranger - 30:51 Ladino - 31:48 Feiticeiro - 32:55 Mago - 33:57 Ilusionista - 35:33 Exemplificação de progressão e aquisição de habilidades - 36:19 Dicas finais - 39:25 Referências - 43:30
Já nesse terceiro vídeo falo sobre o processo de aquisição de pontos de perícias iniciais em Dungeons & Dragons (D&D 3.0); como utilizar as perícias ao longo do jogo; como fazer rolagens de perícias sem dados; como utilizar as sinergias a seu favor; e três dicas que podem te auxiliar no início. Esse vídeo pretende auxiliar jogadores iniciantes que desejam aprender um pouco sobre esse famoso RPG.
Nesse, que é o quarto vídeo da série, trago uma série de orientações e sugestões sobre as regras para aquisição de talentos, como escolhe-los, os pré-requisitos, as diferenças entre talentos gerais, talentos metamágicos, talentos de criação de itens e talentos especiais; entre outras dicas que podem ajudar nos passos iniciais.
O tema central desse quinto vídeo são as tendências, ou seja, os alinhamentos que cada personagem pode seguir ao montar uma ficha. Pretendo comentar brevemente as nove tendências disponíveis no livro do jogador do D&D 3.0 (Dungeons and Dragons), exemplificando-as com trechos de animes e filmes que marcaram várias gerações. Assim as pessoas que estão iniciando sua jornada nesse universo fantástico poderão compreender com maior clareza o comportamento de cada uma dessas tendências e assimilá-las com maior facilidade.
Faço a ressalva de que esse vídeo são apenas sugestões, baseadas no livro do jogador, para construção da personalidade de um personagem em D&D, não significa que as tendências devem ser interpretadas assim de forma cabal; ou seja, narradores (mestre) e jogadores (personagem) podem fazer interpretações variadas das tendências aqui mencionadas ou se relacionarem com elas de formas diferentes. O importante em Dungeons & Dragons é a diversão. Esse é o objetivo maior e está acima de qualquer regra ou sugestão.
Pronto! Esses foram os cinco primeiros vídeos da série. Pretendo, em vídeos futuros, abordar assuntos como as divindades em D&D, regras de combate, como funcionam as magia arcana e divinas, entre outros assuntos que possam auxiliar quem estiver iniciando. Futuramente os postarei aqui. Lembre-se de se escrever no canal no YouTube e clicar no sininho para receber as notificações avisando sempre que sair um novo vídeo. Lembrem-se também de compartilhar nas redes sociais para ajudar na propagação do Role-Playing Game.
Agradeço ao artista visual Marcos Maciel pela contribuição para essa série com a abertura em software 3D. Para conhecer melhor o trabalho desse artista visite-o pelo Instagram: @mppm016
Obrigado e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário