Estudar filosofia, independente do grau de conhecimento, é sempre um desafio. Isso porque estamos dialogando como mais de vite sete séculos de conhecimento. Todo esse arcabouço teórico, de alguma forma se mantém conectado. Por exemplo, quando me disponho a estudar a dialética de Hegel, ajudaria muito entender a diferença desta com a dialética proposta por Heráclito, ou Sócrates, ou Marx, e assim por diante. É claro que posso me fechar na compreensão da dialética hegeliana e me satisfazer entendendo ela por si só, mas como o próprio Hegel foi um compilador de conhecimentos, ou seja, ele dialogou com outros seguimentos da filosofia, sobretudo com a filosofia kantiana, os meus resultados ficariam, de certo modo, defasados.
Nesse exemplo, eu estou me referindo à filosofia no original, ou seja, as obras do próprio filósofo e a linguagem que ele utilizou. Digo isso, porque é um hábito muito comum entre os estudantes, obter o conhecimento de um determinado filósofo via comentadores ou historiadores da filosofia. E não pense que estou aqui a julgar mal quem faz essa trajetória; estou apenas mencionando que existem trajetórias diferentes. Mas uma coisa é fato, se você pretende se tornar um pesquisador da área da filosofia, mais cedo ou mais tarde você precisará entrar em contato com os textos originais, inicialmente traduzidos e posteriormente na língua original ou com línguas que fazem traduções cuidadosas.
Mas e o primeiro passo? Como dá-lo de forma segura?
Existem vários caminhos. O mais convencional é cursar filosofia no Ensino Médio e posteriormente adentrar um curso superior de filosofia. Porém nem todas as pessoas que gostam de filosofia pretende ingressar em Universidade ou Faculdade de filosofia. Tem também as pessoas que não querem fazer um curso superior, mas gosta de estudar filosofia por laser, entre tantos outros casos. Esse trajeto que apresento à vocês é apenas um dos tantos outros. Escolhi este por acreditar que ele facilitará para as pessoas leigas. Após esse contato inicial você possuirá clareza para avançar conforme desejar.
Segue o vídeo com várias orientações de como começar a estudar filosofia do zero e de forma autodidata. Espero que gostem e sintam-se livres para deixar nos comentários quais foram as suas impressões ou quais seriam as suas sugestões para esse início.
Texto da postagem no YouTube: "Como estudar filosofia do zero?
Durante os nove anos que sou docente no Ensino Médio, essa é uma das perguntas que sempre aparecem, mesmo que de formas diferentes (Marcelo, como começo a estudar filosofia sozinho? Por onde começar a estudar filosofia? Qual o jeito certo de começar os meus estudos na filosofia? etc). Pensando nessas várias perguntas de estudantes e outros conhecidos me fazem resolvi abordar esse assunto nesse vídeo, que oferece 7 dicas de como começar a estudar filosofia do zero e de forma autodidata. Espero que essas sugestões possam lhe ajudar!
Para acessar a matéria "Sobre Cândido ou o otimismo" no blog Comunidade dos Pensadores Livres, basta clicar no link abaixo:
http://ospensadoreslivres.blogspot.co...
O site abaixo hospeda, pelo menos até a ocasião dessa publicação, o PDF do excelente Dicionário de Filosofia do Nicola Abbagnano.
https://www.academia.edu/4781703/Dici...
Para acessar o vídeo "Música na perspectiva do filósofo Adorno" basta clicar no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=SCNr0...
Esses são alguns materiais que podem ajudar você a se familiarizar com a filosofia e facilitar a sua trajetória.
(philosophy professor teaching how to start studying philosophy alone in Brazil).
(professeur de philosophie enseignant comment commencer à étudier la philosophie seul au Brésil).
(profesor de filosofía enseñando cómo comenzar a estudiar filosofía solo en Brasil).
(教授如何在巴西独自学习哲学的哲学教授).
(ブラジルで哲学を一人で学び始める方法を教える哲学教授).
Até a próxima!"
Marcelo Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário