terça-feira, 9 de maio de 2023

Aula de Cidadania e Cultura Digital

 O Novo Ensino Médio oferece a opção de uma matéria eletiva chamada Cidadania e Cultura Digital. Essa eletiva possibilita os educadores trabalharem a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), conceitos de cidadania, a internet como espaço de discussão, informação e construção de redes, como nos apresentamos e relacionamos nas redes sociais, a responsabilidade cidadã no ambiente virtual, nossos direitos e deveres, nossa privacidade, e os aspectos negativos que surgiram com essas novas tecnologias, como o ciberbullying, a infodemia (excesso de informação), a propagação de fake news, entre outras temáticas importantes e que carecem de amadurecimento didático-pedagógico.

Pensando nessas questões, eu decidi compartilhar com vocês estudantes, professores e público em geral, uma proposta de aula prática de Cidadania e Cultura Digital.

Nessa aula eu recomendo que você assista ao vídeo a seguir e na sequência acesso o game Interland. No vídeo eu explico um pouco sobre o jogo, como acessá-lo e do se trata. Então comece assistindo o vídeo:



Agora que você assistiu ao vídeo ficou fácil perceber o quanto esse game pode despertar as noções dos temas cobrados na ementa de Cidadania e Cultura Digital. Se você é professor (a) é só elaborar questões teóricas fechadas e abertas baseadas nas problematizações que o jogo aborda ou pedir aos (às) estudantes que elaborem um relatório sobre suas percepções sobre o game concernente à matéria.

P.s.: o link que dá acesso ao jogo está na descrição do próprio vídeo.

Espero ter ajudado. E se gostou compartilhe com outras pessoas e vamos fazer da internet um lugar seguro e melhor.

Até a próxima!

Prof. Marcelo Silva.

.

Siga o canal Comunidade dos Pensadores Livres no YouTube.

.

#novoensinomedio #cidadaniaeculturadigital  #cidadaniadigital  #cidadania  #game  #jogopedagogico #jogoeletronico  #educação  #eesdf  #comunidadedospensadoreslivres  #escola  #pedagogia          

Nenhum comentário:

Postar um comentário