terça-feira, 11 de setembro de 2012

Será que alguém pode nos ouvir? Ou o que pedimos é muito? – UM APELO PELA EDUCAÇÃO!

Comecemos com um vídeo:

   Essa é uma realidade quase que geral no Brasil; uma Educação sucateada que implora por um pouco de atenção. Que seja levada a sério e seja enxergada como ela realmente está: debilitada.

 Enquanto isso o governo Minas Gerais recruta artistas renomados, como Débora Falabella, para dizer que “Educação, Minas mostra o caminho” e fazer parecer que a educação no Estado realmente vai bem, por outro lado alunos, pais, professores, servidores da educação no geral, ou seja, os artistas do dia-a-dia, esperam o mínimo de ética por parte dos governantes.
   Pra não dizer que são apenas os educadores e os que esperam da educação que partilham desta opinião, vejamos a intervenção do Deputado Rogério Correia no Parlamento na qual expõe o seu olhar sobre a real situação de Minas Gerais:


   E como se não bastasse vejamos a seguinte matéria postada pelo Portal Assembléia de Minas:

   “O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou na Reunião Ordinária desta quarta-feira (5/912), em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 3.372/12, do governador do Estado. A proposição autoriza o Executivo a contrataroperação de crédito no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).
   O projeto, que tramita em regime de urgência, autoriza o Estado a contratar empréstimo de R$ 1,32 bilhão junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos do empréstimo servirão para financiar ações nas áreas de infraestrutura de transporte e logística, mobilidade urbana, saneamento básico, ciência e tecnologia, gestão fazendária e segurança pública.
   No Plenário, o projeto foi aprovado com as emendas nºs 1 e 2, apresentadas pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. A emenda nº 1 busca tornar mais clara e objetiva a redação do artigo 2º do projeto. Já a emenda nº 2 tem o objetivo de assegurar que os recursos da operação de crédito sejam destinados também à habitação.
   Durante a fase de discussão, deputados da oposição apresentaram emendas à matéria, as quais foram rejeitadas no momento de votação. Rogério Correia (PT) apresentou a emenda nº 3, que vinculava a liberação do empréstimo à comprovação, junto ao Tribunal de Contas, de que o Estado investiu os mínimos constitucionais nas áreas de educação e saúde.
  Já Sávio Souza Cruz (PMDB) apresentou as emendas nºs 4 e 5, também rejeitadas pelo Plenário. A emenda nº 4 estabelecia as áreas e os respectivos valores de aplicação dos recursos do empréstimo, da seguinte forma: infraestrutura de transporte e logística – R$ 565 milhões; mobilidade urbana – R$ 135 milhões; saneamento básico – R$ 450 milhões; ciência e tecnologia – R$ 50 milhões; gestão fazendária – R$ 5 milhões; e segurança pública – R$ 121.389.531. Já a emenda nº 5 previa que a operação de crédito deveria ser liquidada até 31 de dezembro de 2014.

Votação gera debates entre deputados da base e da oposição

   Durante o processo de votação – para encaminhar o projeto e para declarações de voto – vários parlamentares usaram a palavra, ora para criticar, ora para defender a aprovação da matéria.
    Rogério Correia criticou a operação de crédito, ao afirmar que o quadro político mineiro é de "esquizofrenia", com a base do governo na ALMG apresentando argumentos contraditórios para justificar a contratação. “Se Minas está bem porque não investe os mínimos constitucionais na saúde e na educação?", questionou. A Constituição Federal prevê a aplicação, pelos Estados, de 12% do orçamento em saúde e 25% em educação. Para ele, o Governo do Estado não tem dinheiro para cumprir os compromissos e o grande responsável por essa situação é o ex-governador e atual senador Aécio Neves, que teria “quebrado o Estado”.
   Em aparte, o deputado Tadeu Martins Leite (PMDB) reclamou que uma escada de incêndio de 36 metros, que seria destinada ao Corpo de Bombeiros de Montes Claros, teria sido “desviada” para a cidade de Uberlândia. De acordo com Leite, a escada foi comprada por meio de convênio da Sudene e não poderia ir para Uberlândia, que nem pertence à área mineira da superintendência.
   Sávio Souza Cruz também questionou a capacidade de o Estado pagar o empréstimo, já que várias outras operações de crédito foram assumidas pelo governo. Ele justificou a apresentação da emenda nº 5, que restringe o pagamento do empréstimo ao período em que Anastasia estiver no poder, até 2014.
  Já o deputado Carlin Moura (PCdoB) posicionou-se favoravelmente ao projeto, pois o empréstimo estaria de acordo com as políticas do Governo Federal. “É um dinheiro novo que vem para o Estado em condições favoráveis e para investimentos na infraestrutura de segurança, saneamento, transportes e outros”, explicou.
   Parabenizando Carlin, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) disse que o Proinveste é uma oportunidade para todos os Estados ajustarem suas contas. “Também Santa Catarina foi autorizada recentemente a contrair esse mesmo empréstimo”, informou Mourão. Ele destacou algumas ações a serem viabilizadas com os recursos captados: 2 mil km de estradas vicinais, pavimentação de 183 km de rodovias, no Caminhos de Minas; instalação de sete terminais rodoviários na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sistemas de abastecimento de água em mais de 40 localidades, 2.380 unidades no Lares Gerais, 5 mil unidades do Minha Casa Minha Vida, entre outras.
   Rômulo Viegas (PSDB) disse que, como até hoje nenhum governo teve a coragem de mudar a distribuição das riquezas entre os entes federados, o empréstimo acaba sendo uma boa opção, porque os juros são mais baixos e o Governo de Minas tem condição de pagar. Nessa linha, o deputado Bosco (PTdoB), advogou que seria melhor se o Governo Federal oferecesse esses recursos para o Estado, mas não por meio de empréstimo.
  Por sua vez, o deputado Duarte Bechir (PSD) destacou a nota AAA (a mais alta) dada pela agência de risco Standard & Poor's ao Estado de Minas Gerais Ele lembrou que a mesma agência diminuiu a nota da Itália, da Espanha e da Grécia. “A oposição tem que enxergar as coisas boas que estamos fazendo. Salve Minas, salve os mineiros”, entusiasmou-se.
  Por fim, o deputado Glaycon Franco (PRTB) parabenizou a Assembleia pela aprovação da operação de crédito. Ele também criticou a matéria publicada nesta quarta (5) no jornal O Tempo. “Na reportagem, a Assembleia é chamada de 'prostíbulo'. Eu, que cheguei há pouco nesta Casa, repudio essa matéria. Tenho orgulho de estar na Assembleia de Minas”, concluiu.” 

   Se realmente fossem empregados 25% do orçamento na Educação, como prevê a Lei, talvez Minas Gerais deixa-se de contribuir com percentual de 7,66% da taxa de analfabetismo do país, como nos informa a matéria a seguir: 

"Anexo: Lista de estados do Brasil por analfabetismo 1
Anexo:Lista de estados do Brasil por
analfabetismo
Abaixo segue a lista dos estados brasileiros por taxa de analfabetismo[1] segundo dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com esses dados, o Brasil possui 9% (cerca de 14,6 milhões) de analfabetos.
Os estados com menores porcentagens de analfabetos são o Distrito Federal, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e o Rio Grande do Sul, nos quais a taxa de analfabetismo é inferior a 5% da população. Enquanto isso, o analfabetismo atinge mais de 20% da população acima de 10 anos de idade dos estados da Paraíba, Piauí e Alagoas.
Classificação por unidade da federação



           Classificação por região


Referências

[1] Síntese dos Inidicadores Sociais 2010 (http:/ / www. censo2010. ibge. gov. br/ sinopse/ index. php?dados=P6& uf=00). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Tabela 8.2 - Taxa de analfabetismo das pessoas de 10 anos ou mais de idade, por cor ou raça, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas - 2010. Página visitada em 02 de maio de 2011.

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//creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/" (PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE O LINK: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_analfabetismo#Classifica.C3.A7.C3.A3o_por_regi.C3.A3o )


REFERÊNCIAS

ANEXO:LISTA DE ESTADOS DO BRASIL POR ANALFABETISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_analfabetismo&oldid=31547621>. Acesso em: 12 set. 2012.  

DÉBORA FALABELLA - GOVERNO DE MINAS. In: YOUTUBE. Publicado em: 22 de fevereiro de 2011. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=wYx1Hmph_Tc&NR=1> Acesso em: 11 de setembro de 2012.

INTERVENÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL ROGÉRIO CORREIA NA ALMG EM 22/09/11. In: YOUTUBE. Publicado em: 24 de setembro de 2011. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=s-BCCzRGL9s>. Acesso em: 11 de setembro de 2012.

PLENÁRIO APROVA EMPRÉSTIMO DO BNDES PARA MINAS. In: ASSEMBLÉIA DE MINAS, poder e voz do cidadão. Publicado em: 05 de setembro de 2012. Disponível em: <http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2012/09/05_plenario_emprestimo_bndes.html> Acesso em: 11 de setembro de 2012.

PROFESSORA AMANDA GURGEL SILENCIA DEPUTADOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA - A EDUCAÇÃO NO BRASIL. In: YOUTUBE. Publicado em: 17 de maio de 2011. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=4P2QXsvxa6Y> Acesso em 11 de setembro de 2012.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SINCERIDADE X RISO


É curioso ver as variadas reações das pessoas diante de um mesmo fato. As vezes contamos uma piada sobre o português “X” de uma padaria qualquer e todos na roda que a ouvem caem na gargalhada, mas de repente a mesma piada não soa tão engraçada para um português ou até mesmo um padeiro. Qual será o problema? Por que muitas vezes as coisas perdem a graça quando diz respeito a nós?
No filme O Nome da Rosa (Le Nom de La Rose), produzido em 1986 pelo diretor Jean-Jacques Annaud, nos é mostrado o esforço incessante por parte dos monges de um mosteiro da Idade Média para suprir o riso, o que eles acreditavam ser pernicioso à alma humana. Toda a trama tem como base a obra “Risona”, criada de forma fictícia e atribuída também de forma fantasiosa ao filósofo Aristóteles; obra herege que poderia incitar o riso. Neste contexto um monge franciscano e um noviço são incumbidos de desvendar uma série de misteriosos assassinatos que tem acontecido no neste mosteiro italiano.
O filme é uma produção cinematográfica do livro O Nome da Rosa do italiano Umberto Eco, mas o curioso e o que nos interessa neste momento, é que o escritor retrata em sua obra o quão antigo é o fato de o riso incomodar algumas pessoas. As grandes comédias, já na antiguidade, ridicularizavam as posturas tidas como desaprovadas por uma determinada população[1].
As crianças parecem perceber bem o poder que o riso diante do cômico tem de afetar o próximo e constantemente estão exercendo esta prática. Na sociedade contemporânea estas provocações tem tido cada vez mais espaço nas escolas, redes sociais, entre outros; as discussões sobre o que é o bullying, que é o entendimento de que o cômico ultrapassa tal esfera e adentra o campo da violência física ou psicológica


.[2]

Porém o fator cômico tem sido mais uma arma de conscientização da população e inibição das práticas de corrupção na política brasileira, mas além do fator cômico, existem outras ferramentas, tais como a sinceridade, que as vezes provocam transtornos em quem ouve, assim como em quem se vê obrigado a dizê-la, porém fala por muitos que preferem se calar.
Para demonstrar os efeitos de ambos posto estes dois vídeos:

1º... PARTIDO DA SINCERIDADE:


            2º... CIDINHA CAMPOS


LINKS:








1  Para maiores esclarecimentos sobre o que é comédia acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9dia
[2] Para maiores explicações sobre o Bullying acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Apelo à sensatez

Ficaria imensamente grato se você dedicasse pouco mais que sete minutos de seu precioso tempo para ouvir este esclarecimento.



    É cada vez mais entristecedor constatarmos empírica e descaradamente o descaso por parte dos governantes no tocante da educação. O sistema de ensino regular e alternativo que o governo tem fomentado vem se mostrado cada vez mais ineficaz e como se não fosse o bastante o desinteresse governamental pela atual situação dos profissionais da educação tem gerado enormes transtornos à sociedade brasileira a nível nacional. 
    Atualmente o Brasil tem dado um grito uníssono anunciando sua carência por educação. Professores das universidades, assim como os atuantes nos ensinos fundamentais e médios, técnicos administrativos e estudantes tem demonstrado enorme descontentamento com relação ao rumo que a educação brasileira tem tomado.   
    O Brasil tem fome de educação; uma transformação verdadeira se faz necessária e com urgência. A escola atual tem se mostrado um verdadeiro fiasco onde o governo tem tentado nivelar os alunos por baixo, ou seja, diminuindo o grau do obstáculo e não capacitando o estudante para superar tais desafios como são de forma real.
    Como se não bastasse o Brasil tem um dos maiores índices de analfabetismo da América Latina. Segundo o site Portal do Aprendiz "A proporção de pessoas que não sabem ler ou escrever no Brasil é maior que a média registrada na América Latina e no Caribe. Ao todo, 9,6% dos brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos contra 8,3% dos moradores da região, revela o Anuário Estatístico de 2010  da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), agência das Nações Unidas (ONU).
No ranking de 2010, o Brasil apresenta a sétima maior taxa de analfabetismo entre os 28 países da região. Está à frente, apenas, da Jamaica (9,8%), da República Dominicana (12,9%) e de El Salvador (16,6%), Honduras (19,4%), Guatemala (25,2%), Nicarágua (30,3%) e Haiti (41,1%).
O Brasil ainda está muito atrás de países como Uruguai (1,7%), Argentina (2,4%), Chile (2,95%), Paraguai (4,7%) e Colômbia (5,9%). A proporção de analfabetos é maior entre os brasileiros (10%) do que entre as brasileiras (7,6%).
A estimativa do estudo é que o Brasil ultrapasse a atual taxa de analfabetismo da América Latina apenas em 2015, quando a proporção de pessoas que não sabem ler no país deve chegar a 8,2%.
A taxa de analfabetismo na América Latina e no Caribe caiu 68,5% entre 1970 e 2010, passando de 26,3% para 8,3%. Em 2015 a proporção de pessoas que não sabem ler ou escrever na região deve ser de 7,1%, segundo estimativas da ONU.
*Com informações do Cepal" 

"É por nossas Virtudes que somos bem punidos". NIETZSCHE,2005, p.68.

Referências:

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro/Friedrich Nietzsche. Tradução, notas e pósfacio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2005.  

Portal do aprendiz. Analfabetismo no Brasil supera média na América Latina. Publicado em: 07 de janeiro de 2011. Disponível em: <www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCMQFjAA&url=http://aprendiz.uol.com.br/content/kirecleche.mmp&ei=OEVAULyYI4Xo8gTtj4FY&usg=AFQjCNHZeSfnXrdWtwWykozbW4COQHzyhg> Acesso em: 31 Ago. 2012.

YouTube. Greve federais ufla. Publicado em: 23 de Julho de 2012. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bvyBAw8QPrc> Acesso em: 31 Ago. 2012. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ÉTICA?!??! - PARTE I

Existem várias definições para o conceito Ética, uma forma fácil de se constatar isso é consultando diferentes dicionários da língua portuguesa, ou se perguntarmos, a um cientista político e logo em seguida a um religioso, assim por diante. Para muitos a situação se complica ainda mais quando se pergunta o que é a Moral e sua diferença em relação à Ética. Se fossemos simplificar poderíamos dizer que a Ética é um estudo, um estudo do agir humano, talvez melhor, da conduta humana, um bem pensar sobre o que é o bem e o correto. Um bem pensar do reto agir. Por vários fatores a Ética se diferencia da Moral, por exemplo, primeiro pelo fato de que a Ética é um princípio, ou seja, ela está por trás da Moral, como um pano de fundo, segundo pelo fato de que a Ética dificilmente mudará, até mesmo pelo fato dela ser princípio, terceiro diferencial é que ela vem pela reflexão do indivíduo para o próprio indivíduo e de forma bem mais abrangente que a Moral, que por sua vez é imposta pelo social, ou seja, de fora do indivíduo para dentro, se assim podemos dizer, depois que a Ética se entende como universal, tanto que está envolve a moral, que por sua vez advém de uma cultura, e, ou, uma determinada época. Vários pontos podem ser enumerados e muitos não foram esclarecidos aqui, pois este é um tema que carece de um estudo cuidadoso e que seria muita pretensão e ingenuidade de minha parte em tão poucas palavras esgotá-lo. A intenção aqui é apenas dar uma noção breve sobre o que pode ser a Ética, para então partirmos para um assunto do qual tenho uma forte convicção de todos nós seres humanos compreendemos muito bem a intensidade e definição: a Vida e o Outro.
Ainda que não tivéssemos aquilo que chamamos de razão, se tratando da vida, teríamos o que chamamos de instinto, que tende na maioria das vezes para sobrevivência. Mas se tratando de que temos a capacidade de raciocinar e pela possibilidade de se fazer ilações nos é possível falar de Ética, que a façamos então.
Uma das condições necessárias para se falar de Ética e aceitarmos a Vida, obrigatoriamente, como um dos valores universais e uma segunda condição é a existência do Outro. Esses dois pontos são condições primordiais para a Ética. Dados esses dois pontos é possível refletirmos a cerca do que é o bem, a felicidade, a justiça, a liberdade, etc.
Pretendo continuar esse breve dialogo sobre o que é a Ética, mas antes gostaria que compartilhar este vídeo sobre a Ética e a sociedade atual. Assim continuaremos na segunda parte esse breve esclarecimento sobre a Ética.



Continua...

domingo, 24 de junho de 2012

UMA NOVA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?

Antes de ler a matéria veiculada pelas Agências ANA gostaria que vocês assistissem o vídeo:




"Foi numa pequena vila da Espanha, rodeada de montanhas, intimamente ligada à natureza, que se levou a cabo o primeiro encontro sobre educação livre [25, 26 e 27 de maio]. O Ateneu libertário de Hervás foi o local escolhido e para onde convergiram pessoas de todas as partes da Espanha para relatar as suas experiências, falar sobre os caminhos percorridos e encontrar sinergias que impulsionem alternativas num assunto tão importante e vital como é a educação.
Pais, mães, meninas, meninos, professores, professoras, orientadoras, orientadores, acompanhantes e demais protagonistas suscitaram todos os tipos de sugestões, dúvidas e experiências ao longo de todo o fim de semana.
Prestou-se especial atenção às crianças (como é óbvio), visto quererem dar-lhes a oportunidade de crescer num âmbito mais familiar, preferindo a aprendizagem direta à teoria. Onde os e as professores e professoras passam a ser orientadores e orientadoras que acompanham em vez da figura clássica do professor, professora que manda deveres.
Os tempos mudam e com eles muda também esta nossa forma de entender a vida, de aprendê-la e de mostrá-la às gerações seguintes, através de novos caminhos que partem dos conhecidos até hoje.
Que algo mude ou evolua não significa que se tenha feito “mal”, simplesmente é mudada a forma de percebê-los e realiza-se de forma distinta, aportando resultados distintos, mais adequados às circunstâncias e as novas informações adquiridas da experiência.
Os novos métodos de educação têm como prioridade o desenvolvimento do potencial único de cada menina ou menino, interferindo o menos possível na sua exploração da vida, motivando sua capacidade de escolha através de uma experiência direta, revelando um mundo cheio de caminhos pelos quais hão de aprender a moverem-se conscientes da sua relação direta com tudo o que os rodeia.
Cada vez existem mais iniciativas educativas espalhadas pelos mais diversos locais do planeta, projetos que começam com muito pouca infraestrutura mas com uma motivação e ilusão capazes de tornar possível o que só a realização pessoal pode gerar. Tudo graças ao tremendo esforço daquelas pessoas que creem no que fazem e que dedicam o seu tempo e esforço para chegar a quem querem poder escolher.
Este encontro serviu também para juntar iniciativas, para criar sinergias e potenciar o desenvolvimento de novos caminhos que nos permitam continuar a aprender e a crescer numa vida sã e coerente."

Talvez seja o momento de revermos o processo pelo qual se dá a educação em nosso país e darmos uma atenção verdadeira, ou ao menos satisfatória, para essa questão. 
A questão é real - está aí pra todos verem - afeta todas as camadas sociais - muitas pessoas se vêem incomodadas com a situação educacional sustentada em nosso país, sentem vontade de agir, ou mesmo agem quando podem, mas os efeitos parecem ínfimos, e, ou, parecer ter um exercito de prontidão dispostos a todo custo, a frustrar essas "pessoas sonhadoras". 
Por que é tão difícil, por parte daquelas pessoas que lideram uma nação, perceber que a educação é solução para uma grande parcela de problemas sociais?
O que podemos fazer em nossa condição?



Programação do Encontro:

domingo, 17 de junho de 2012

LINHAS TORTAS

Linhas Tortas - Gabriel o Pensador

Por muitas vezes me disseram que a filosofia não leva ninguém a lugar algum; já presenciei pessoas instruídas  perguntando qual a finalidade de se analisar uma poesia; ou se algum dia espero viver de música; se eu acredito na profissão de professor; o que ganho ao fazer zines de colagens; se eu penso que sozinho eu posso mudar o mundo; por que optei pelo skate e não pelo futebol; por que ouço rock e não sertanejo; por que um bloco de carnaval tão diferente; por que a capoeira; o R.P.G.; tantas outras coisas que "inúteis"... Quase sempre não respondo, pois acredito que a melhor resposta que pode ser dar a alguém que já sabe a resposta para sua pergunta, é gesto em si. O gesto de continuar fazendo, de continuar acreditando, ou seja, um gesto de racionalidade e amor próprio. O simples gesto de acreditar transforma a vida das pessoas... transformou a minha e aqueles que me conhecem sabem melhor do que ninguém. Quando me perguntam por que faço, mesmo não respondendo a resposta é latente em minha cabeça, "Por amor as causas perdidas", simplesmente. Mudar o mundo... não sei, mas tentar deixá-lo ao menos uma pequena virgula melhor do que o encontrei; detalhe, se enganam aqueles que pensam que eu estou sozinho. Por mais que o caminho seja árduo, procure acreditar e não desacredite ninguém, este será seu cajado de apoio quando a estrada parecer demasiada extensa. "Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém (...) Quem acredita sempre alcança!".
Me desculpem o desabafo e a forma particularmente pessoal com que aqui escrevo, mas esse é um sentimento verdadeiro e gostaria de compartilha-lo com todos os meus amigos e amigas, mesmo estando quase todos e todas distantes agora e submergidos em suas batalhas pessoais. Eu tenho muito carinho por todos e todas e acredito no potencial de cada um de vocês.

Atenciosamente,

Marcelo Silva.